Corrupção suga R$ 69 bi por ano no Brasil

quarta-feira, 19 de maio de 2010 às 14:14
Fora Ficha Suja?!!
Ficha Limpa Já!!

Por Loisa Mavignier

Os escândalos gerados pela roubalheira incessante de dinheiro público no Brasil me dão um nó na cabeça. Assim como eu, o povo brasileiro, não consegue mais contabilizar quanto, nós cidadãos, que elegemos pessoas para defender os nossos interesses nas câmaras municipais e estaduais, no Congresso Nacional e na Presidência da República, perdemos a cada mandato. As cifras dos rombos divulgadas são tantas que parei de contar - 100 mil, 500 mil, milhões, bilhões ou trilhões? Até então, ninguém havia feito uma estimativa do que de fato vai para o ralo, ou melhor, para o bolso dos corruptos nacionais. Agora, um estudo do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) decifrou parte desse enigma. O custo da corrupção por ano no Brasil, segundo a pesquisa, é estarrecedor: chega a R$ 69 bilhões/ano. É pouco ou quer mais? Com certeza, “eles”, querem sempre mais. Se “cadeia neles” é quase uma utopia em nosso país, quando se trata de crimes de colarinho branco, pelo menos, com o projeto Ficha Suja vamos conseguir impedi-los de mamar nas tetas públicas por algum tempo.

O relator do projeto Ficha Limpa, e também presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, Demóstenes Torre (DEM-GO), citou o estudo da FIESP no programa do Jô Soares, em 18/05, ressaltando que o dinheiro desviado pela corrupção no Brasil/ano equivale a quase 3% do PIB nacional e daria para construir 500 mil creches/ano. Verba que, na avaliação dele, e na minha também, poderia ajudar o país a sair da crise social.

Como raramente os corruptos profissionais vão parar na prisão, já que se agarram a todas as brechas da lei, e dos privilégios que o cargo parlamentar lhes concedem, negando sempre, até sob tortura, e o Maluf-lheira está aí como prova, o projeto “Ficha Suja”, se aprovado no Senado, irá pelo menos dificultar o acesso dessa gente aos cofres públicos. Ou seja, terminado o mandato em andamento, e uma vez julgado por um colegiado de juízes, por duas eleições, ou oito anos, o pecador ficará inelegível. Isso se ele não conseguir se safar por meio de recursos e mais recursos judiciais.

Demóstenes Torres se diz convicto que o projeto, definido por ele, como “linha dura” e que terá votação aberta no Senado Federal, irá mudar a maneira de se fazer política no Brasil. Sei não... os deputados enrolaram, enrolaram e só votaram o projeto porque sentiram que não escapariam do julgamento popular, e, em ano eleitoral, não é hora de arriscar. Até mesmo porque a iniciativa do projeto é do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral(MCCE), que manteve os olhos cravados neles durante todo o tempo da análise e votação na Câmara dos Deputados. Entendo que temos de começar por algum lugar, e sem querer ser pessimista, avalio que as brechas judiciais não foram totalmente eliminadas do jogo.

Jogo de cena ou não, sabemos que essa gente dá um jeito de garantir a continuidade da corja, com todo respeito àqueles que mantêm sua idoneidade na vida pública “a qualquer preço”. A meta do MCCE era proibir a candidatura de todos os políticos condenados em primeira instância. Já o texto aprovado pela Câmara, que hoje (19/05) poderá ser votado no Senado, apesar do corpo duro do governo, proíbe por oito anos a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiada - tomada por vários juízes ou desembargadores, mesmo que o trâmite do processo não tenha sido concluído no Judiciário. Este tipo de decisão acontece geralmente na segunda instância ou no caso de pessoas com foro privilegiado. O parecer aprovado, de autoria de José Eduardo Cardozo (PT-SP), prevê ainda a possibilidade de um recurso para garantir a candidatura a um órgão colegiado superior. Caso seja concedida a permissão para a candidatura, o processo contra o político ganharia prioridade para tramitação.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Quando o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR) tentou protelar a urgência da votação do Ficha Suja, para que não valesse nas eleições desse ano, declarando “que uma coisa são os projetos de interesse do governo. Outra são projetos de interesse da sociedade”, foi de arrepiar os cabelos. A pergunta é: será possível eliminar a praga da política brasileira algum dia? Com uma declaração dessas o senador Jucá só demonstrou que quem tem c..., tem medo. Porque o efeito é dominó. E as eleições estão batendo à porta. Lamentável. A postura dele reflete exatamente o sentimento dos eleitos pelo povo, que se não são todos, em grande maioria, se apossam do título de autoridade e agem como se fossem proprietários do país, dos estados e dos municípios. E não querem largar o osso de jeito algum. Até porque, vamos e convenhamos, é chato não ter poder.

Se nós simples mortais podemos ser julgados por apenas um juiz, porque eles têm de ter julgamento colegiado pelos “supostos” crimes? Se vale para o povo brasileiro, também tem de valer para os parlamentares, prefeitos e governadores. Afinal são apenas nossos representantes lá em cima. Um julgamento colegiado para eles não seria colocar em dúvida todas as sentenças judiciais individuais? Isso está me cheirando a privilégio, aliás mais um para os detentores de cargos eletivos. Ou estratégia para retardar julgamentos.Tirar a corruptela política profissional do poder não é uma tarefa fácil. Até porque eles não são bobos nem nada. Para se ter uma idéia, um processo seja nas esferas cível, criminal ou de família, prevê 10 etapas para ser concluído. De acordo com notícias amplamente divulgadas na imprensa nacional, o Judiciário brasileiro está sufocado de processos. No Sul e no Sudeste, por exemplo, 70% das varas têm mais que o dobro de processos do número considerado razoável pelo Judiciário.

Como sabemos que a teia da corrupção começa no todo poderoso cofre da União, e tem fios gigantescos entranhados nos estados e municípios, para garantir o afastamento dos Ficha Suja teremos que nos manter em guarda em tempo integral. Mas dos males o menor - se o projeto não irá resolver o problema de todo, pelo menos acabará com o deboche que já vimos dezenas de vezes: após um escândalo, a renúncia do cargo para evitar a cassação do mandato; e os “caras” de volta na maior cara-de-pau nas eleições seguintes. Se o projeto for sancionado até 5 de junho pelo presidente Lula, as regras que endurecem a inegibilidade, já valerão para as eleições desse ano, se a Justiça assim decidir. Só então poderemos dizer se a lei complementar funcionará na prática, ou será mais uma para inglês ver. Quem viver verá.

Se a corrupção fosse banida...

O levantamento da Indusnet-FIESP também traz simulações de quanto a União poderia investir, em diversas áreas econômicas e sociais, caso a corrupção fosse menos elevada.

• Educação – O número de matriculados na rede pública do ensino fundamental saltaria de 34,5 milhões para 51 milhões de alunos. Um aumento de 47,%, que incluiria mais de 16 milhões de jovens e crianças.

• Saúde – Nos hospitais públicos do SUS, a quantidade de leitos para internação, que hoje é de 367.397, poderia crescer 89%, que significariam 327.012 leitos a mais para os pacientes.

• Habitação – O número de moradias populares cresceria consideravelmente. A perspectiva do PAC é atender 3.960.000 de famílias; sem a corrupção, outras 2.940.371 poderiam entrar nessa meta, ou seja, aumentaria 74,3%.

• Saneamento – A quantidade de domicílios atendidos, segundo a estimativa atual do PAC, é de 22.500.00. O serviço poderia crescer em 103,8%, somando mais 23.347.547 casas com esgotos. Isso diminuiria os riscos de saúde na população e a mortalidade infantil.

• Infraestrutura – Os 2.518 km de ferrovias, conforme as metas do PAC, seriam acrescidos de 13.230 km, aumento de 525% para escoamento de produção. Os portos também sentiriam a diferença, os 12 que o País possui poderiam saltar para 184, um incremento de 1537%. Além disso, o montante absorvido pela corrupação poderia ser utilizado para a construção de 277 novos aeroportos, um crescimento de 1383%.

maiores detalhes sobre o estudo no site da FIESP

Lista de votação dos Deputados no projeto Ficha Limpa

terça-feira, 18 de maio de 2010 às 09:20
Veja a lista dos deputados que votaram a favor dos destaques (emendas) para enfraquecer o texto da Ficha Limpa.

Deputados que tentaram retirar o período pelo qual um político se tornaria inelegível por compra de votos ou abuso de poder econômico:


Alagoas

Joaquim Beltrão (PMDB)

Bahia
José Rocha (PR)
Marcelo Guimarães Filho (PMDB)
Maurício Trindade (PR)
Veloso (PMDB)

Ceará
Aníbal Gomes (PMDB)
Arnon Bezerra (PTB)
Zé Gerardo (PMDB)

Espírito Santo
Camilo Cola (PMDB)

Maranhão
Davi Alves Silva Júnior (PR)
Waldir Maranhão (PP)

Minas Gerais
João Magalhães (PMDB)
Marcos Lima (PMDB)

Mato Grosso
Eliene Lima (PP)

Mato Grosso do Sul
Antonio Cruz (PP)

Paraná
Chico da Princesa (PR)
Dilceu Sperafico (PP)
Giacobo (PR)
Nelson Meurer (PP)
Odílio Balbinotti (PMDB)
Ricardo Barros (PP)

Pará
Asdrubal Bentes (PMDB)
Gerson Peres (PP)
Wladimir Costa (PMDB)

Rio de Janeiro
Alexandre Santos (PMDB)
Dr. Paulo César (PR)
Eduardo Cunha (PMDB) - autor do destaque
Leonardo Picciani (PMDB)
Nelson Bornier (PMDB)
Solange Almeida (PMDB)


Rondônia
Marinha Raupp (PMDB)

Roraima
Neudo Campos (PP)

Rio Grande do Sul
Afonso Hamm (PP)
Paulo Roberto Pereira (PTB)
Vilson Covatti (PP)

São Paulo
Aline Corrêa (PP)
Beto Mansur (PP)
Celso Russomanno (PP)
Paulo Maluf (PP)
Vadão Gomes (PP)

Tocantins
Lázaro Botelho (PP)

Votaram pela manutenção do segundo destaque da noite, que, na prática, acabava com a proposta do ficha limpa:
Beto Mansur (PP-SP)

Edinho Bez (PMDB-SC)



Abstiveram-se:
Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

Leonardo Piccianni (PMDB-RJ)

Autor do destaque: Jovair Arantes (PTB-GO) - não votou

Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=32834

Carro capota em São Pedro da Aldeia

domingo, 16 de maio de 2010 às 12:05

Na manhã deste domingo de festividades, um gol branco capotou na pista sentido centro de São Pedro, em frente a IURD.









São Pedro da Aldeia sem Correios nos bairros

sexta-feira, 14 de maio de 2010 às 07:16
Segundo pessoas de vários bairros de São Pedro, todos os correios que funcionavam em associações de moradores foram fechados por falta de pagamento da prefeitura, que decidiu encerrar o contrato, obrigando o deslocamento dos moradores ao correio central de São Pedro da Aldeia, para receber cartas, sedex, contas, etc.

Esse problema acontece, pois os Correios não atendem alguns bairros de São Pedro com Carteiros, esse serviço sempre foi feito pela prefeitura através de convênio Correios x Associações de moradores, porém o gestor municipal se lixando para o povo aldeense decidiu encerrar um contrato que já existia à anos .


O POVO ESTÁ SOFRENDO SEM CORREIOS, SEM TRANSPORTE E SEM NADA!
Funcionários do Correio central reclamam, pois o movimento aumentou muito, gerando filas intermináveis, prejudicando o bom funcionamento dos Correios, além de expor ao cidadão aldeense a horas de filas intermináveis. ISSO É UM ABSURDO!!!
Foto abaixo do Correio Central LOTADO:
FONTE: O VIRALATA

Bloco de Concreto põe motoristas em risco

às 07:14
"Vira e mexe um bloco de concreto que está localizado em frente do mercado de peixe de São Pedro encontra-se no meio da rua e lá fica durante alguns dias, podendo acarretar um acidente automobilístico grave, depois de alguns dias ele é recolocado em seu lugar, porém depois de alguns dias o mesmo bloco volta ao meio da rua. Até quando temos que conviver com esse risco? Motoristas que cruzam essa estrada diariamente solicitam ao poder público a retirada do bloco de concreto em definitivo! Será que teremos que esperar um acidente grave para que isso ocorra?"
Fotos abaixo do Bloco de concreto no meio da rua:




FONTE: O VIRALATA

Alunos reclamam de Transporte em São Pedro da Aldeia

às 07:11
Alunos da rede pública do Município de São Pedro reclamam do transporte escolar, a prefeitura não querendo repassar a verba destinada ao transporte escolar para salineira, decidiu por conta própria realizar esse serviço, porém está colocando em risco os alunos, segundo os estudantes os ônibus são velhos, sujos e vivem quebrando, além de levar o dobro de alunos que o indicado, em um ônibus que cabe 40 alunos, muitas vezes vão 80 ou até mais. Comentário de alguns Alunos: “ Nos sentimos em uma lata de sardinha”.
Fotos abaixo do ônibus velho que leva os estudantes:

O transporte público em São Pedro está um absurdo, no governo anterior foi estimulado as kombis e vans e ainda tinha a empresa aldeense, apesar de toda dificuldade o transporte era realizado e o povo era atendido.
Esse governo, agindo de maneira irresponsável retirou as Kombis, Vans e a empresa de ônibus, deixando pais de famílias que foram estimulados a comprarem Kombis e Vans, sem seu ganha pão e principalmente prejudicando a população, que é obrigada a esperar horas por um ônibus lotado. O POVO QUER UMA EXPLICAÇÂO??? Qual o motivo de privilegiar a Salineira e prejudicar o Povo? O POVO QUER SABER???
Vejamos um exemplo abaixo de um município que resolveu seu problema de transporte público:
O município de Rios das Ostras sempre teve problema com o transporte público, seu povo sofria com a demora dos ônibus, porém hoje em dia esse problema foi resolvido e seu povo tem um transporte digno através de Kombis e Vans que servem a cidade, além de dar emprego aos cidadãos de Rio das Ostras.
Veja Foto abaixo de Kombis e Vans de Rio das Ostras:




FONTE: O VIRALATA

Fortes chuvas geram transtornos em São Pedro da Aldeia

quarta-feira, 12 de maio de 2010 às 13:39







A chuvas que caiu essa tarde (12/05) causou transtorno em várias comunidades do município de São Pedro da Aldeia. Segundo moradores, as águas invadiram casas, escolas e comércios. Muitos reclamam a falta de calçamento e manilhamento das ruas.

"Quando ele (o prefeito) veio em minha casa me pedir o voto, ele prometeu asfaltar a rua da minha casa no bairro Jardim Primavera. Até agora nada." Reclama sra Leidi dona de casa e moradora do município há seis anos.

"Quando ele vier inaugurar a escola lá no bairro, vou falar isso na cara dele!"

A forte chuva surpreendeu a cidade e provocou pequenos alagamentos em várias ruas da periferia.

Opiniões sobre A REDE

domingo, 9 de maio de 2010 às 09:37
"Parabéns ao amigo Ricardo Cox, pelo lançamento do novo jornal de São Pedro da Aldeia “A REDE”, que esse seja o primeiro de muitos exemplares de sucesso." - Blog do Cartão Vermelho

"Vem para trazer grandes informações sobre a terrinha da aldeia. Parabéns a toda equipe do jornal e em especial o jornalista Ricardo Cox." - Engenheiro Luciano da Silveira

"O jornalista e publicitário Ricardo Cox está lançando o jornal A Rede, que remete a rede viva da internet, também a rede dos pescadores de São Pedro da Aldeia, mas principalmente a rede que vai continuar sua luta na denúncia contra a corrupção e os desmandos políticos em São Pedro e em toda a Região dos Lagos. Pelo que se vê por aí, não faltará matéria-prima ao jornal. ." Professor Totonho

"Jornal forte em São Pedro vai perturbar a elite. Enfim, chega às bancas o primeiro jornal de Ricardo Cox em São Pedro da Aldeia, intitulado A Rede. A elite política corrupta e carcomida de São Pedro que se prepare" - Professor Chicão http://josefranciscoartigos.blogspot.com

Bióloga estrangulada em São Pedro D'Aldeia

sábado, 8 de maio de 2010 às 07:56

A bióloga e ambientalista Margarida Maria Matos Bartolomeu, de 49 anos, foi encontrada morta nesta sexta-feira 07/05, dentro de sua casa no bairro Estação, na Rua Hugo Francislone, no município de São Pedro D'Aldeia, na Região dos Lagos. A polícia foi chamada por vizinhos da ambientalista, alertados pelo mau cheiro.

A bióloga morava sozinha e, pelo estado do corpo, deve ter sido morta há pelo menos dois dias, apresentava sinais de estrangulamento e tinha hematomas na cabeça. segundo a polícia.

As investigações iniciais indicam que ela pode ter sido vítima de latrocínio (Roubo seguido de morte), já que o carro - um Fiat - e a motocicleta dela teriam sido roubados.

Portuguesa criadora da primeira fazenda marinha de mariscos de Arraial do Cabo, há mais de 10 anos, apresentava sinais de estrangulamento e tinha hematomas na cabeça.

Margarida foi também a criadora da Ong Imar e desenvolvia vários projetos sobre maricultura na Região dos Lagos. Ela era proprietária de uma fábrica de gelo em São Pedro D'Aldeia e, ao longo dos anos vivendo na região, se envolveu em várias lutas em favor do meio ambiente, principalmente contra a invasão de áreas de preservação ambiental.

Fonte: O Globo.com

Sociedade repensa a segurança nas portas dos bancos

sexta-feira, 7 de maio de 2010 às 14:36




Após um aposentado ser baleado na cabeça por um segurança de banco ao tentar entrar em uma agência do Banco Bradesco em São Paulo (São Miguel Paulista, na Zona Leste), a sociedade começa a repensar a ação desse tipo de segurança privada. Meses antes desse acontecimento, um grupo de jovens flagraram a ação preconceituosa desse tipo de serviço de segurança. Um flagrante que pode ajudar a pensar a postura da sociedade nesse tipo de situação.


A vítima foi barrada na porta giratória por usar um marca-passo. Segundo a polícia, Domingos Conceição dos Santos, de 47 anos, discutiu com o segurança da agência, que fez o disparo.

O disparo também atingiu, de raspão, o nariz de outro cliente, um cozinheiro de 62 anos. O homem foi levado para o Hospital Tide Setúbal, onde está em estado grave. O segurança, de 37 anos, foi detido e levado para a delegacia de São Miguel Paulista.

O outro cliente ferido foi medicado e liberado do hospital. O Bradesco informou que lamenta o ocorrido e que está prestando assistência aos parentes das vítimas.


Os Correios do Campo Redondo foi fechado pelo Prefeito

às 13:32

O blog O VIRALATA revela a revolta dos moradores do bairro Campo Redondo. Os correios não atendem algumas ruas do Campo Redondo e Colina, por este motivo existia um contrato entre prefeitura e associação de moradores em prestar esse serviço ao Bairro, porém o contrato com a prefeitura não foi renovado, obrigando assim aos moradores se deslocarem até o Centro de São Pedro, para receberem suas cartas e contas. Isso é um absurdo!! Cada vez mais a população de São Pedro é Humilhada!!!

(Foto abaixo, clique para ampliar)

Foto da associação de moradores de Campo Redondo, onde funcionava os correios


Campo Redondo e Colina viraram terra de ninguém, além das ruas esburacadas, dos caramujos africanos e da mosquitada, agora se cria animal rural solto nas ruas como se fosse uma grande fazenda, vários moradores estão reclamando pois as vacas e cavalos estão comendo as arvores plantadas por eles, rasgando lixo das lixeiras e infestando todo o bairro com carrapatos, além disso os animais domésticos, como os cachorros estão adquirindo uma doença chamada Babésia, proveniente dessa infestações de carrapatos.

(Foto abaixo, clique para ampliar)






Envie sua sugestão de pauta para a próxima edição

às 05:13

Estamos discutindo a pauta da próxima edição do Jornal A REDE. E você pode participar enviando sugestões de assuntos e matérias. Mas, antes, observe a 1ª edição dA REDE e o perfil das matérias do jornal (Gente da Gente, matéria principal, Esporte, Política, etc).
Nosso espaço, por enquanto, é limitado. Mas com a participação da sociedade, o aumento da publicidade pelos empresários, podemos manter nossa independência, crescer o número de páginas e aumentar a frequência das edições também. Envie sua sugestão de pauta para o e-email jornalaredeblog@gmail.com . Contamos com você.

Site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia invadido

quarta-feira, 5 de maio de 2010 às 09:11
O criminoso deixou uma mensagem certamente direcionada para o responsável pela manutenção do site:

"Olá! terça-feira, 04 de maio de 2010 às 21:50
por admin

"Olá babaca, ainda não descobriu o brecha enorme que vc deixou? como sou bonzinho, vou der uma pista, "DB""

O site da prefeitura de São Pedro da Aldeia foi invadido essa quarta feira dia 05 de maio. Não demorou muito para que a mensagem fosse retirada.

FICHA quase LIMPA

às 09:00

Foi aprovado ontem, no Plenário da Câmara dos Deputadoso, o texto base do projeto de iniciativa popular que procurar impedir a candidatura de políticos condenados pela justiça. Resta ainda a votação dos destaques, o que pode mudar o texto final.

Muitos acreditam que a aprovação de novos textos podem desfigurar o projeto mantendo as mesmas regras atuais, abrindo assim brechas para candidatos incriminados até mesmo em última instância.

O placar foi de 388 votos a favor e um contra.

Mesmo tendo feito elogios ao projeto, o voto contrário foi do deputado Marcelo Melo (PMDB-GO).

Espera-se que a votação seja concluída nesta quarta-feira (dia 5).



O projeto tenta barrar candidaturas de pessoas condenadas pela Justiça que ainda tem processos tramitando devido a recursos. A proposta original, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que recebeu mais de 1,6 milhão de assinaturas, previa a proibição de candidatura para quem fosse condenado em primeira instância.


EXTRA! PMSPA inadimplente no mês de aniversário da cidade

terça-feira, 4 de maio de 2010 às 02:26
Como diz o ditado popular, São Pedro da Aldeia recebeu um presente de grego no mês de seu aniversário. Segundo informações não oficiais, todas as ações que dependem de verbas e convênios estão congeladas por causa da inadimplência da prefeitura aldeense no SIAFI, Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, que controla e acompanha os gastos públicos.

Até os recursos estaduais do PADEM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios), cerca de R$ 5 milhões, para a pavimentação de algumas ruas, anunciados desde 2008, não poderão ser utilizados enquanto a PMSPA não "parcelar" o débito de mais de R$ 1 milhão e 100 mil, referente ao convênio do PRÓ-LIXO, feito na primeira gestão do prefeito Paulo Lobo.

Criado em 2000, o Programa Pró-Lixo, do governo do Estado, propõe medidas para o controle do lixo urbano, em parceria com as prefeituras. Em São Pedro da Aldeia o Estado liberou cerca de R$ 550 mil, oriundos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), para que o município implementasse um projeto para a destinação final dos resíduos urbanos sólidos no lixão do bairro Alecrim.

Segundo a apuração d'A REDE, problemas na prestação de contas desse convênio, na antiga gestão, ocasionaram o seu cancelamento e necessidade de devolução do dinheiro corrigido. Mais informações a qualquer momento, aqui nA REDE.

3 de maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

segunda-feira, 3 de maio de 2010 às 05:45

Todos os anos, o dia 3 de maio é a data que celebra os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, avalia a liberdade de imprensa no mundo, defende a mídia de ataques à sua independência e presta homenagem a jornalistas que perderam suas vidas no exercício de suas profissões.

O dia 3 de maio foi proclamado Dia Mundial da Liberdade de Imprensa na Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1993, seguindo recomendação adotada na 26ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO, realizada em 1991.

Ao informar cidadãos sobre a violação à liberdade de imprensa, o Dia destaca uma realidade que perdura em muitos países: publicações são censuradas, multadas, suspensas e arquivadas, enquanto jornalistas, editores e editoras são ameaçados, atacados, detidos e até assassinados.

Esta é uma data para encorajar e desenvolver iniciativas em favor da liberdade de imprensa e avaliar a situação da liberdade de imprensa em todo o mundo.

A ocasião serve também para lembrar os governantes da necessidade de se respeitar seus compromissos com a liberdade de imprensa e para gerar reflexão entre os profissionais de mídia sobre questões ligadas à liberdade de imprensa e a ética profissional. A data também apóia a mídia, alvo da repressão ou da abolição da liberdade de imprensa, e presta homenagem aos jornalistas que perderam suas vidas no exercício de suas profissões.

Para informações adicionais sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, por favor, visite o site do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO: Link

Prefeitura recebeu R$ 24,5 milhões do Governo Lula em 2009. No que gastou?

sábado, 1 de maio de 2010 às 04:46


Falta de merenda escolar, demissões em massa, órgãos públicos funcionando em meio turno... Em 2009, tudo em São Pedro da Aldeia apontava para uma terrível falta de dinheiro na Prefeitura. Havia até uma tese de que a “crise econômica mundial” tinha atingido a cidade em cheio. Cursioso é que uma rápida olhada no Portal da Transparência revela que o Governo Lula repassou, só em 2009, R$ 26.475.676,68 direto para a Prefeitura.

Segundo o Portal, a verba repassada para a Merenda Escolar foi R$ 544.909,20, ou seja, aproximadamente R$ 45,00, por aluno. Do FUNDEB, São Pedro da Aldeia recebeu R$ 2.097.824,32, cerca de R$ 175,00 por aluno. Importa saber que essas verbas são uma espécie de ajuda, ou seja, cabe ao Município manter suas escolas – com merenda, material escolar e uniforme cedidos pela municipalidade.

Interessante também é saber que, nesse mesmo ano, a Prefeitura recebeu R$ 1.333.295 somente para o Programa Saúde de Família. No entanto, desde a saída do Dr. Edmundo da Secretaria de Saúde, esse projeto vem sendo sistematicamente enfraquecido e boicotado. Hoje praticamente só existe no papel. Na vida real, o que vemos são filas intermináveis – tanto nos postos de saúde quanto na Policlínica.
Foram R$ 5.441.024,32 de royalties, R$ 14.063.053,49 do Fundo de Participação dos Municípios, entre outras verbas.

Fica no ar a certeza de que o dinheiro público é, no mínimo, aplicado de forma errada. Via de regra, os dirigentes municipais se preocupam mais em cumprir seus acordos pré-eleitorais do que atender à população. São Pedro da Aldeia, por exemplo, gasta mensalmente mais de R$ 200.000,00 reais com limpeza urbana – além do que paga para jogar o lixo no lixão que a própria prefeitura privatizou. Não deve ser à toa que o Tribunal de Contas emitiu parecer negativo tanto para prestação de contas de Carlindo quanto de Paulo Lobo.

Por tudo isso cabe ao cidadão participar e fiscalizar o uso do dinheiro público. Claro que iniciativas como o Portal da Cidadania, do Governo Federal são incentivadoras. Entretanto, não existe coisa mais difícil do que encontrar – impresso ou na Internet – qualquer informação sobre receitas e despesas da Prefeitura de São Pedro. Por que será?

(Publicado em A REDE nº 01 - abril de 2010.)

Estão nAREDE

JORNAL A REDE | Powered by Blogger | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Designed by MB Web Design | XML Coded By Cahayabiru.com Distribuído por Templates